NOTA DE INDIGNAÇÃO E ALERTA A SOCIEDADE CIVIL SOBRE A SITUAÇÃO VIVENCIADA PELA COMUNIDADE DO IBURA - COLETIVO CARA PRETA

Post Top Ad

Responsive Ads Here

NOTA DE INDIGNAÇÃO E ALERTA A SOCIEDADE CIVIL SOBRE A SITUAÇÃO VIVENCIADA PELA COMUNIDADE DO IBURA

Share This

A comunidade do Ibura, bairro localizado na zona sul do Recife, é uma das maiores ocupações dos morros que abrigam famílias de maioria negra e de baixa renda,no estado. Família estas que foram vítimas de um resultado imediato da política de higienização social, e genocídio da comunidade negra. Atualmente, ações truculentas têm se intensificado com um punho forte, descarado, e cruel no tocante a segurança dos moradores na 

localidade. Baseado nos inúmeros relatos de violência, que tem se agravado intensamente na região, onde alguns moradores narram a cerca de agressões físicas por parte de policias, abordagens inadequadas onde várias viaturas permanecem circulando noite e dia no local, o uso indevido da arma de fogo que resultou a morte de quatro jovens, e a intimidação com invasões aos lares de diversos moradores sem ordem judicial para que a lei do silêncio seja colocada em prática,o Coletivo Cara Preta se posiciona por meio desta nota de alerta e repúdio diante do fato.
Questionamos a postura genocida do estado de pernambuco como uma das maiores comunidade negras da cidade do Recife, vale lembrar que as chances de um jovem negro ser assassinado no estado de pernambuco é quatro vezes maior do que um jovem branco, entretanto, essa triste evidencia não tem causado incomodo as autoridades . Questionamos também, o projeto de segurança pública Pacto Pela Vida, por quem tem sido esse pacto? a quem tem oferecido segurança? as estatísticas tem destacado que não tem sido pela vida da nossa população negra.Questionamos a postura das mídias locais, até quando iram naturalizar a morte e descaso com a comunidade negra como fato corriqueiro indigno de noticiário? 
Os discursos de guerra as drogas e a problemática da questão tem nos exterminado diariamente, a guerra as drogas é uma farsa e uma das grandes estratégias genocida do Estado brasileiro. visto que, os corpos deixado ao longo desse combate são corpos negros, vidas negras importam! 
Diante dessa lamentável situação,pedimos que a sociedade volte seu olhar para a comunidade do Ibura, e ajude nas mobilizações de solidariedade nas redes sociais.Exigimos também,uma posição digna das autoridades competentes em prol desta comunidade negra, que historicamente tem resistido aos diversos descasos com seu território e suas vidas. Vidas negras importam !

RECIFE,16 de junho de 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages