Conheça o Projeto Escurecendo as Ideias-COLETIVO CARA PRETA. - COLETIVO CARA PRETA

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Conheça o Projeto Escurecendo as Ideias-COLETIVO CARA PRETA.






   O projeto nasceu com o intuito de contribuir com a formação política da juventude negra periférica concentrada em sua grande maioria nas escolas públicas. A ideia  é que após a intervenção do coletivo, por meio de oficinas, palestras, rodas de diálogos e cine debates, temas  decorrentes da questão racial possam ser ‘’escurecidos‘’ no ambiente escolar fazendo com que os alunos atuem como multiplicadores por meio do conhecimento adquirido a partir do  despertar da consciência crítica.
   A iniciativa também visa o fortalecimento e execução da lei 10.639/03 (lei do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares), e  combater outras formas de opressões presentes na rotina dos alunos oriundos do ensino público e contribuir no empoderamento da juventude  negra em relação a sua estética, principal alvo  na maioria da vezes de discriminação racial no espaço escolar.


   O projeto foi aprovado no edital ‘’3º chamada pública para apoio financeiro a projetos de organizações de mulheres de Pernambuco'', do SOS CORPO – instituto feminista para a democracia, e já realizou duas intervenções nas escolas de Camaragibe(Região metropolitana do Recife). A primeira aconteceu na Escola Frei Caneca, onde na ocasião foi trabalhada a questão da estética negra  e formas de como combater o racismo. 
   A palestra também apresentou aos alunos espaços virtuais que debatem a questão de forma juvenil e consciente, como por exemplo:Blogueiras Negras,Geledés e Acadêmicas Negras. Além disso, ofereceu um  espaço de desabafo e denúncia para os casos de racismo já vivenciados no ambiente escolar e orientações de como denunciar os fatos ocorridos.




   A segunda intervenção do coletivo aconteceu na escola ministro Jarbas passarinho, também na cidade de Camaragibe, onde foi ministrada a oficina autoral do coletivo ‘’Extermínio da Juventude Negra Para Além das Balas’’. O objetivo da oficina foi Trabalhar a questão do extermínio da juventude negra para além da narrativa mais disseminada da morte física, trazendo outros processos simbólicos de negação e violação de direitos que contribuem para a não experimentação da juventude em sua plenitude e para morte social, econômica e física da juventude negra, tendo como recursos utilizados: textos, poesias e musicalidade juvenil. O projeto terá continuidade no ano de 2019 e pretende escurecer mais ideias nas escolas da cidade de Camaragibe com o incentivo do SOS CORPO- Instituto feminista pela democracia.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS:




POR : BIATRIZ SANTOS
18/12/2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages