Nossa Carta de Princípios - COLETIVO CARA PRETA

Post Top Ad

Responsive Ads Here

Nossa Carta de Princípios

Share This

COLETIVO DE JUVENTUDE NEGRA CARA PRETA

  FUNDADO EM 17 DE FEVEREIRO DE 2016 

CARTA DE PRINCÍPIOS

             O Coletivo De Juventude Negra Cara Preta, foi fundando em 17 de fevereiro de 2016, por meio de uma reunião realizada com os militantes do segmento de juventude negra que atuavam de forma individualizada. Motivados pelo desejo de que jovens negros e negras historicamente marcados pelo racismo e marginalização social, pudessem se organizar de forma contínua, e possibilitar que esse segmento racial e geracional (jovens) ganhasse mais representação para falar, reivindicar, e denunciar suas questões no estado  Pernambuco.
           Tem como missão a luta pela emancipação política e social da/pela  juventude negra e atrelado aos seus objetivos, a construção de uma sociedade sem discriminação de raça, classe, gênero, religião  e sexualidade.
           Entende como negro/a todo aquele/a que possui na cor da pele, no rosto ou nos cabelos, sinais característicos dessa raça, sendo a intersecção e diálogo  do conjunto de características ,fator determinante da identificação social e na  ação do racismo.

Reunidos em assembleia na data 14 de janeiro de 2018, assumimos os seguintes Princípios de organização e Luta, os quais fundamentam a ação política de todo e qualquer militante/ativista do coletivo de juventude negra CARA PRETA.


DOS PRINCÍPIOS ORGANIZATIVOS

COMISSÃO EXECUTIVA: A comissão executiva é formada por representantes das comissões estabelecidas no estatuto e ativas na dinâmica/ dia a dia do coletivo. Tendo os representantes a opção de renunciar o cargo executivo, onde de forma democrática, caso necessário haverá a votação dos que participam do grupo de trabalho e dos demais membros do coletivo em caráter de peso e contra peso.

PROTAGONISMO JUVENIL: O coletivo será administrado apenas por jovens negros e negras. Entendemos juventude pelo que estabelece o estatuto do seguimento.Logo estão aptos ao ingresso jovens negros/as de 15 a 29 anos de idade.Após a superação da faixa etária, poderão continuar atuando auxiliando em outras esferas do coletivo, porém sem  que esbarrem no protagonismo juvenil.

DIVISÃO DE TAREFAS: Em todas as atividades e instancias deve-se distribuir as tarefas entre o maior número possível de militantes e dar responsabilidade individual pelas tarefas e funções.

SÓ VOTA QUEM PARTICIPA: Não será possível  o voto  e nem a reinvidicação de falas, de integrantes faltosos em ações, reuniões e em outras atividades do coletivo.É preciso aviso prévio das suas faltas e caso não possa fazê-las brevemente, comunicar   nas reuniões do coletivo.Em casos de  assunto delicado comunicar a comissão executiva.

DISCIPLINA: Todos os militantes tem o dever de respeitar o que foi decidido no coletivo. É preciso cumprir com suas tarefas e obrigações. 

PLANEJAMENTO: Todas as atividades a serem desenvolvidas precisam ser planejadas antes, e distribuídas as responsabilidades e funções.Sendo necessária a criação de métodos e ferramentas para avaliar a desempenho das atividades e avaliações periódicas do coletivo.

CRÍTICA E AUTOCRÍTICA: Por meio da prática de avaliações periódicas, os militantes poderão realizar sua autocrítica e ao mesmo tempo criticar os erros individuais e coletivos dos demais para corrigir nossos erros. As críticas somente devem ser feitas em reuniões do coletivo.

 ESTUDO: Cada militante, membro de instancias ou não, deve ser estimulado e ser desafiado a sempre estudar. Conhecer os documentos da organização, estudar a realidade dos seus recortes raciais e sociais, e das bandeiras levantadas pelo coletivo. Tendo a organização o dever de oferecer conhecimento por meio de formações.

 VINCULAÇÃO PERMANENTE COM AS MASSAS: Todos os militantes, em todos os níveis, devem manter vínculos permanentes com o população alvo do nosso trabalho. Participar das atividades nas bases, envolver-se conhecer e participar de construções as quais o coletivo ache necessário.

AUTÔNOMIA POLÍTICA: O coletivo de juventude negra é um movimento horizontal, autônomo, independente e apartidário, mas não antipartidário, o que significa dizer que não temos ligação direta ou indiretamente com partidos políticos. Entretanto, reconhecemos a importância dos mesmos na construção de uma sociedade democrática.


II- DOS PRINCÍPIOS DE LUTA

FEMINISMO NEGRO: A luta contra opressão das mulheres negras e combate ao machismo é parte indissociável do nosso dia a dia. Reconhecer a importância da luta histórica e diária das mulheres negras é dever de todos os membros dos coletivos, assim como o lugar de fala.

JUVENTUDE NEGRA VIVA: apesar de ser um  direito constitucional, o direito  a vida para a população negra sempre foi negado, socialmente somos compreendidos/as como corpos vulneráveis e descartáveis, e por isso lutamos pelo direito de viver nas suas mais variadas compreensões.


BEM VIVER:  Para a construção do bem-viver é necessário dispor das mediações materiais, políticas, educativas e informacionais não apenas para satisfazer necessidades biológicas e culturais, mas para garantir, de forma ética, a realização de tudo o que possa ser concebido e desejado pela liberdade pessoal que não negue a liberdade pública. 

DESMILITARIZAÇÃO: Entendemos que a o formato de polícia que temos hoje ainda trás consigo resquícios de todo um processo da ditadura militar, que se expressão na máxima de violência, e na necessidade de prisão como correção. Levantamos a bandeira da desmilitarização pelas nossas vidas que do modelo posto sempre é o alvo e o corpo mais violentado. 

TRABALHO NAS COMUNIDADES: Devemos nos dedicar permanentemente ao trabalho de conscientização, de esclarecimento, de debate com as comunidades periféricas. É esse trabalho de conscientização e de organização do povo, nas periferias, em grupos de famílias, núcleos de militantes que gera a força organizada, em torno de um mesmo objetivo.

LUTA CONTRA AS OPRESSÕES:

Lutamos visando o enfrentamento de todos os formatos e expressões de opressões entendendo que a construção de um projeto societário ideal para todos e todas se dará a partir do incentivo a igualdade, ao respeito e a equidade.


III_- DAS QUALIDADES IMPRESCINDÍVEIS DE UM MILITANTE DO COLETIVO DE JUVENTUDE NEGRA CARA PRETA.


HUMILDADE: Respeitar sempre a opinião dos demais e da maioria. Ouvir mais do que ditar. Aprender mais do que ensinar. Nunca se esquecer que a força vem do povo organizado.

SER ESTUDIOSO: Quem acha que já sabe tudo, não sabe nada. Todo dia é momento de aprender mais alguma coisa.

SABER ESCUTAR: Ouvir e escutar são duas ações diferentes. Quando paramos para escutar damos a devida atenção ao que estar sendo discutido. A escuta ativa faz parte do processo da nossa construção coletiva.

SER COMPROMISSADO:
Responsabilidade com o Coletivo, seja em reuniões, pautas , discussões propostas.
Está disposto a solucionar problemáticas internas, interagindo sempre nos fóruns de debate.

UM/UMA SOBE PUXA O OUTRO/OUTRA:
   Entendemos que nossos passos vêm de muito longe, e que antes das ações que essas jovens negras estão realizando em seus territórios, assim como nós, jovens negras que compõem o Coletivo de Juventude Negra Cara Preta, passaram muitas outras mulheres negras que abriram os caminhos, iniciaram lutas, travaram grandes  batalhas pela emancipação das mulheres negras e do povo negro, e devem ser sempre lembradas e referenciadas. Contudo, é necessária a criação de iniciativas que façam jovens negras se reconhecerem nas outras. O ato de olhar para trás é necessário e faz parte do processo de reconhecer, referenciar e respeitar quem veio antes de nós. O olhar para frente, é fundamental em respeito as mulheres negras que ainda continuam a luta e nos encorajam a prosseguir. Mas olhar para os lados, é crucial e fundamental para que possamos dar as mãos na luta a qual estamos dando continuidade.




A inclusão de princípios ou exclusão e revisão do mesmos só será possível  por meio de assembleia geral e comum acordo da maioria da executiva.
Assinam fundadores e cargos executivos:

      

      















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages